05 novembro, 2007

...:::E voltamos ao nosso mundo:::...

Muito ainda há que se estudar sobre a membrana plasmática... O que apresentamos aqui foi apenas um breve resumo, onde destacamos pontos principais sobre funções, estrutura, composição e transporte da membrana.
Aprendemos e gostamos muito desse trabalho. Foi com muito carinho que nos dedicamos ao máximo.
Valeu a pena!

Aproveitem...!!

Produzido pelos alunos do 1º ano "A":














Gleb Strauss;
Joyce Lene;
Jéssyca Luana;
Nathália Helena;
Thaianne;
Thamires.





"Trabalho solicitado pela professora Cristina Burgos aos alunos do 1º ano do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Caetité-Bahia, 2007."

...:::Envoltórios EXTERNOS da MEMBRANA PLASMÁTICA:::...

...:::Glicocálix:::...




A primeira estrutura que encontramos, sem precisar penetrar na célula, é conhecida como glicocalix. Ele pode ser comparado a uma "malha de lã", que protege a célula das agressões físicas e químicas do meio externo. Mas também mantém um microambiente adequado ao redor de cada célula, pois retém nutrientes e enzimas importantes para a célula. O glicocalix é formado, basicamente, por carboidratos e está presente na maioria das células animais.


...:::Parede celulósica:::...





A parede celulósica é um envoltório relativamente espesso e semi-rígido, presente em células de plantas e de algas. È constituida por longas e resistentes microfibrílas (isto é, fibras microscópicas) de celulose, as quais se mantém unidas por um "cimento" de glicoproteínas e polissacarídeos. Os componentes da parede celulósica sao fabricados no citoplasma e expelidos para fora da célula, depositando-se na superfície externa da membrana plasmática.

Células jovens de plantas apresentam parede celulósica primária, que se caracteriza por ser fina e elástica, permitindo grande crescimento celular. Depois que a célula atinge seu tamanho definitivo, mais componentes da parede se depositam entre a parede primária e a membrana, formando uma camada mais espessa e rígida, a parede celulósica secundária.